Disciplina: Matemática
Turma: 6º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 08 aulas
Tema: Gráficos e Tabelas
Objetivo Geral
Ler e construir gráficos e tabelas. Fazer uso de ferramentas e estatísticas para descrever e analisar dados, realizar inferências e fazer predições.
Objetivos Específicos: Identificar números naturais e decimais existentes nos gráficos; Identificar no plano cartesiano os elementos; Utilizar informações relacionadas ao gráfico bem como sua construção geométrica; Ler e interpretar tabelas e gráficos.
Justificativa
Nos jornais, na internet, TV, revistas,na escola, nos deparamos, diariamente, com situações envolvendo dados numéricos representados por meio de gráficos que precisam ser analisados e interpretados, por isso precisamos ter familiaridade com as simbologias.A finalidade é fazer com que o aluno utilize essa aprendisagem na sua vivência como uma experiencia apoiada em ação, descoberta, reflexão, comunicação e principalmente desenvolvimento global.
Metodologia
Os alunos deverão trazer para a sala de aula, jornais e revistas contendo vários gráficos e tabelas que serão analisados para troca de experiências e conclusões. Em grupo, eles deverão escolher um gráfico do grupo e construir uma tabela com os dados existentes. Posteriormente, farão uma exposição dos trabalhos e resolverão exercícios do Caderno do Aluno e também do Livro Didático.
Recursos materiais e tecnológicos
Jornais, revistas, tabelas, Data Show, internet, Caderno do Aluno, Livros Didáticos, Régua, Lápis de cor, Cola, Tesoura, etc.
Avaliação
Durante a aula, todos os alunos serão avaliados, individualmente e em grupos, durante toda a atividade desenvolvida, levando em conta as limitações individuais e os registros de cada um e de grupos.
Recuperação
Retomar o cunteúdo de um jeito novo, construindo outros caminhos, intensificando os trabalhos individuais e em grupo, dando mais atenção em função de número reduzido de alunos.
Percurso
Sistema de numeração decimal
Números naturais
Sistema de coordenadas cartesianas
Tabelas
Gráficos de barras
Leitura e interpretação de gráficos
Parabéns ao trabalho de vocês! Juntos podemos avançar cada vez mais...
ResponderExcluirg.gg.ggg.gggg.ggggg.gggggg.ggggggg.gggggggg.ggggggggg.gggggggggg
ResponderExcluir